sábado, 24 de julho de 2010

DA NOSSA ÁRVORE COLHE-SE BONS FRUTOS

No nosso espaço de entrevista escolhemos a diretora da Escola Antônio Eloi da Costa – EMAEC, a professora Maídia Alves de Lima. A escola constitui um espaço muito importante da comunidade que possui com linda função de trabalhar com a educação das nossas crianças. Temos aqui uma entrevista bem descontraída e interessante sobre a direção e atividades desenvolvidas na escola.

Quanto tempo de atuação na Escola?
Maídia Alves- gestora da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa
R = 1 ano e 8 meses.
O que a senhora esperava ou pensava antes de trabalhar na escola e o que as pessoas falavam quando sobe que iria trabalhar?
R= O que eu espera fazer o meu trabalho, como sempre a gente faz em cada escola que trabalha, fazer novos amigos e aqui foi uma maravilha e as minhas expectativas foram realmente superadas e em pouco tempo, não só o trabalho fluiu muito com a amizades que a gente fez e continua fazendo. E aquela coisa... quando eu falava as pessoas que iria trabalhar na Baraúna... as pessoas diziam: “Ah! tu vai trabalhar na Baraúna?”[com espanto] . Mas graças a Deus vim para aqui e não quero sair tão cedo!
Quais as atividades e projetos que escola desenvolve atualmente?
Escola Municipal Antonio Eloi da Costa
R= Quando Cheguei à Escola já existiam alguns... Foi implantado o projeto A Paz é o caminho, que acho um dos mais importantes, porque nele a gente tem a participação de toda a comunidade, tem um trabalho de conscientização que Edcarlos desenvolve aqui que é ótimo e inclusive já temos a proposta para prosseguir em 2010. E temos também o projeto Escola na Avenida que foi assim a porta, não digo nem a porta, foi o túnel mesmo que eu acredito que fez com que a comunidade como todo se achegasse mais a escola, através do Escola na Avenida, não só a comunidade escolar, mas também o pessoal de fora, que nunca tiveram oportunidade de participar de um projeto desses com a Escola. A escola estava inserida na comunidade, mas não tinha aquela amizade, de funcionários, professores, comunidade... Fizemos uma reunião aqui com a comunidade foi muito bom e até hoje temos essas amizades e parcerias que vai aumentar cada vez mais, principalmente agora com o Novo projeto Mais educação que será implantado na escola. Tem também os projetos Sexta-feira é dia de Jogos e Experiências exitosas que desenvolvemos na escola.
Quantos alunos e professores têm a Escola?
R= 472 alunos e 17 professores e ao todo 40 funcionários.
Existe algum registro ou histórico sobre EMAEC?
R= Ainda não, mas inclusive esse ano a escola fez 21 anos e que nosso lema nessa “maioridade”: “Construindo conhecimento e produzindo saberes” e que a gente vai pautar nos anos vindouros essa proposta.
Mensagem para a comunidade.
R= A mensagem é que acreditem na Escola Antônio Eloi, valorizem porque é uma escola que está de portas abertas para fazer o melhor para o bairro e para mostrar a Feira que Baraúnas não é só conhecida com ponto de tráfico de drogas não, mas aqui a gente também trafica muita cultura, e muita educação [risos] e que vamos mudar esse paradigma, essa é uma proposta da Escola também, mostrar os bons frutos da Baraúna, que a gente está plantando e que vamos semear para o município, para o estado para o país.
E como vai ser o novo projeto da Escola Mais Educação?
R= É um projeto que visa um aluno em tempo integral na escola, não é ima escola de tempo integral é uma educação de tempo integral, que garante ao aluno 7horas/aulas. O aluno virá no turno oposto que ele estuda fazer atividades esportivas e culturais. Na parte cultural optamos por dança, jogos de recreação e fanfarra, vai vim todo material através do MEC, tem também o acompanhamento pedagógico, além disso, todo o projeto vai ser monitorado por pessoas da própria comunidade, pessoas que realmente acreditam na escola, gostam das crianças e não querem ver as crianças na rua. No período que ela estuda vai está na sala, no contra turno ela vai fazer essas atividades, e há também uma questão que eu acho muito importante nesse projeto que a questão de Direito e Cidadania que vai se trabalhar muito com a questão de valores... Que a gente percebe que estão meio esquecidos.
Entrevista por Joelson Santiago

4 comentários:

  1. muito boa a entrevista e parabens a todos e todas que estão mostrando atraves de ações pontuais e significativas as muitas "faces" dos bairro Baraunas.

    ResponderExcluir
  2. Flávia, Coloca o link do bloG na Orkut da Escola para o pessoal acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Seria louvável abrir um espaço para a comunidade participar como voluntário nas práticas esportivas e culturais, pois na baraúnas temos algumas pessoas desenvolvento algumas práticas e não sabem desse projeto. Isso fortificaria ainda mais os bons frutos.

    ResponderExcluir
  4. verdade Josimar... Brigada pela sugestão...

    ResponderExcluir