domingo, 25 de julho de 2010

BARAÚNA EM FOCO

A comunidade de Baraúnas possui um espaço de circulação de informação muito amplo, para seus moradores, dos mais diversos assuntos relacionados à vida no bairro. São temas debatidos nos mais variados locais: escola, igreja, campo de futebol, esquinas... Por isso, o que será tratado aqui é sobre essas conversas que acontecem principalmente nas suas esquinas. Conhecida popularmente como “Resenha”, esses bate-papos, revelam-se como um lugar de troca das inúmeras experiências vivenciadas pelos moradores.
Percebemos entre os mais jovens uma participação maior nessa prática do bairro, os quais acabam tendo a sua esquina predileta, visto que cada uma tem sua característica própria. Algumas têm seus papos pré-definidos, como a resenha do vídeo-game, do “baba” ou do dominó... Os participantes na sua maioria são homens que se distraem com piadas, estórias, debates polêmicos, perguntas e novidades, enfim todos ficam a vontade para pode revelar seus pensamentos frente aos seus amigos.
Existem ainda aqueles que são denominados de “os resenheiros” dentro do grupo, pois acaba se destacando por conta do repertório de novas estórias que possuem. Porém hoje a resenha na esquina está diminuindo, visto que muito dos participantes desse momento de descontração e de informação estão deixando-a de lado, principalmente por alguns acontecimentos no bairro.
No entanto, muitas resenhas ainda sobrevivem fortes, de fato, com alguns desfalques, que são relevantes para esse momento. Esses papos nas esquinas do Baraúnas, ou melhor, a “resenha da esquina” se mostra como uma forte ligação afetiva entre os moradores do bairro, que podem estar entre amigos(as) e parentes para se distraírem através da interatividade. Por isso, viva as resenhas da esquina!
Guilherme Venâncio – Professor

3 comentários:

  1. é issu ai guilherme viva as resenhas e as trocas de experiencia nas eskinas do nosso bairro;ja ki toda resenha é sadia.abração Assis

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Assis trocar ideias, experiencias é sempre muito interessante e necessario, sendo uma das ferramentas para "leitura de mundo"... continue contribuindo.

    ResponderExcluir
  3. Esse guilherme vai longe...é um verdadeiro arcabouço comunitário. Parabéns!

    ResponderExcluir