domingo, 2 de maio de 2010

BREVE HISTÓRICO DO GRUPO

Assim como outros bairros populares, o Baraúnas carrega o estigma de ser um bairro violento, como se a criminalidade escolhesse pouso. Esse conceito, por vezes, impostos não deve ser generalizado. Cientes dessa situação surgiu no dia 10 de agosto de 1993, nas Santas Missões com o incentivo do padre Antônio, redentorista, o Grupo JAVÉ (Jovens Atuantes Vivendo o Evangelho) pertencente à comunidade de Baraúnas, Capela de Stª. Rita de Cássia, Paróquia Senhor do Bonfim, Cruzeiro, Feira de Santana – Bahia. Nesse período o grupo tinha como objetivo trabalhar com a conscientização dos jovens da nossa comunidade, e trazia o lema: “Trabalhar com o pobre, para o pobre e pelo pobre”.
Com o passar dos anos surgi paralelamente o trabalho religioso, atividades de cunho social como palestras, debates pesquisas, mutirões, feiras e a idealização e discussão de projetos sociais viáveis para a comunidade. Dentre essas atividades podemos destacar o Projeto Vinde Vede que por algum tempo discutiu com moradores da comunidade em seus encontros sobre a questão do estigma depreciativo do Bairro através do questionamento: De Baraúnas pode sair alguma coisa Boa? Vinde e Vede Através dessa questão, buscou-se, ao longo da caminhada de debates, resgatar os aspectos positivos da comunidade e valorizando sempre a cultura local.
Outra ação significativa desse grupo de estudantes foi à realização de três edições de uma Feira Sócio cultural durante os anos de 2002, 2003 e 2004. Esse foi um evento que consistia em uma série de atividades culturais e sociais com tema direcionados a atual realidade da sociedade com o intuito de valorizar local reafirmando a auto-estima dos moradores através de atividades sócio-informativas e levantamento histórico do bairro.
Durante esse três anos de Feira sócio-cultural foram realizados stand´s expositivos e informativos, oficina de reciclagem, debates sobre a realidade da juventude, a presença a de especialista da área de saúde, manifestações culturais com a escola de samba do bairro e bandas locais, demonstrações de esportistas locais entre outros acontecimentos.

Retirado do texto do projeto do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário