segunda-feira, 5 de março de 2012

BARAÚNAS E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

                                     

  Por Willian Diego Santos Rosa
O bairro de Baraúnas, também conta com vários momentos culturais fortalecendo cada vez mais os laços de amizades entre seus moradores, que se reúnem em todas as manifestações promovidas pelo bairro onde tudo se torna festa, se torna alegria para o povo de cá.
            Umas das grandes manifestações culturais realizada no bairro é a Lavagem, dia de festa, onde seus moradores saem pelas ruas com panelas, máscaras, apitos, um carro pipa jogando água sobre o povo e as calçadas, finalizando na noite com um show de alguma banda local, trio elétrico e muito mais, na qual era animada e organizada por “Aroeira”, um dos organizadores das festa no bairro.
            O dia das crianças também é um momento bom no bairro, seus moradores se mobilizam para conseguir patrocínio para montar a festa, a qual se organiza nas  ruas do mesmo, durante o dia inteiro, favorecendo as crianças carentes do local, onde em sua maioria  não festejariam esse momento em suas casas.
            O sábado de aleluia é mais um momento marcante do bairro, no qual se concentra muitas pessoas, inclusive das regiões adjacentes nesse dia da semana santa para a queima do “Judas”, o traidor de Jesus. A comunidade se organiza numa praça festejando com comidas bebidas, bandas, apresentações até a chegar o momento da leitura do testamento do “Judas”, sendo muito engraçado, pois é inventado brincadeiras com o nome de vários moradores dizendo que foi o presente de “Judas”; e após isso, queima-se o boneco que é feito de roupas velhas que é colocado em uma vara de pau ao alto, para visualização pública no momento da sua queima, após isso continua a festa, pois já é domingo de Páscoa e segue os festejos de Páscoa no bairro durante todo domingo.
            Em momentos religiosos, festa de Santa Rita de Cássia padroeira do bairro, se insere no quadro de festas culturais do Baraúnas, a qual se realiza entre 13 a 22 de maio, reunindo muitos moradores na Igreja católica do bairro, e no último dia da festa, se realiza a tradicional procissão de Santa Rita, pelas ruas do bairro, na qual é reverenciada por muitos moradores ao passar nas ruas. Outro foco religioso que se criou no bairro foi “a marcha para Jesus”, promovido pelas igrejas evangélicas do bairro, onde se reuni também muitos moradores, sendo realizada nas ruas do mesmo com trio elétrico e muita festa. Os Centros de Candomblé também mobiliza muito os laços religiosos do bairro, que em tempos passados existiam muitas casas de Axé, mas com o tempo foi se perdendo essa cultura, sendo que hoje existem poucas, mas funcionam como elemento de resistência da cultura negra e valorizam suas raízes, vindo contribuir, dessa forma, com o bairro na visão religiosa. Outro ponto que se criou no bairro foi “a caminhada da paz”, mobilizadas por moradores, religiosos de todas as crenças, momento de pedir paz ao bairro e ao mundo.
            “O enterro do ano velho” em Baraúnas no dia 31 de dezembro, é uma particularidade que não se ver em outro local, criado a muito tempo pelos moradores antigos, comandado por Dona Preta, como uma expressão de enterrar o ano velho que se acabava, levando todas as coisas ruins e celebrar o ano que chegava.
Essa celebração começa cedo, os moradores vinham colocando nas portas das casas ramos de quaranas, aroeiras, velame e outros tipos de galhos de árvore, esperando o momento da meia noite, onde vinha da Baraúna de cima um lençol com várias pessoas colocando os ramos das portas dentro do lençol, e quando chegava na Baraúna de baixo queimava simbolizando o ano velho. Porém com o passar do tempo a cultura foi se modificando e o enterro do ano que era com o lençol passou a ser com um caixão de verdade, com um boneco de pano e com todo um cenário de um velório, que se inicia durante a tarde até a meia noite do dia 31 de dezembro, vindo no mesmo percurso de antes, mas com o caixão trazido pelo povo cantando músicas profanas, paródias e outras canções até o canal de macrodrenagem que atravessa o bairro, onde é jogado juntamente com as folhas  que são colocadas nas portas.

                 Existem outras manifestações populares no bairro, como os campeonatos de futebol promovidos pela Sede do Riachuelo, a Associação desportiva dos Moradores do bairro que promove ações sociais, esportivas e culturais, o que acaba fortalecendo o bairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário